Governo ajuda agricultores na compra de 11 mil toneladas de forragem
O Governo Regional dos Açores vai comparticipar a aquisição de forragens para a alimentação do efectivo pecuário, até um máximo de 11 mil toneladas, para cobrir as quebras anormais registadas na produção forrageira devido ao mau tempo.

Autor: Lusa/AO Online

Na sequência dos problemas existentes ao nível das reservas de alimentos para os animais, esta ajuda do executivo destina-se a todos os operadores económicos que fabricam ou importam forragem.

Este apoio extraordinário vai concretizar-se através de uma ajuda de cinco cêntimos por cada quilograma de alimento importado em S. Miguel e na Terceira e de sete cêntimos nas restantes sete ilhas do arquipélago.

Os beneficiados obrigam-se a deduzir a ajuda recebida no preço final para o consumidor, bem como a permitir o acesso ao produto a todos os agricultores que o desejem.

As 11 mil toneladas de forragem, que serão comparticipadas foram distribuídas pelas ilhas açorianas, cabendo 5650 toneladas a S. Miguel, 2445 à Terceira, 785 ao Pico e 740 a S. Jorge.

A restante quantidade foi distribuída pelas ilhas do Faial (595 toneladas), Graciosa (280), Flores (275), Santa Maria (185) e Corvo (45).