Governo abre concurso para exploração da Água das Lombadas
O Governo dos Açores decidiu autorizar a abertura de um concurso público para adjudicar a concessão da exploração da água mineral natural conhecida por "Água das Lombadas", em São Miguel, cuja exploração está atualmente suspensa, foi hoje anunciado.

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

Segundo uma resolução publicada hoje em Jornal Oficial, a concessão da exploração daquela água mineral é por um prazo de 50 anos e prorrogável por períodos mínimos de cinco anos e máximos de 15 anos, até ao limite de 90 anos.

A exploração da água mineral das Lombadas, no concelho da Ribeira Grande, tem como objetivo "o aproveitamento daquele recurso natural através da sua exploração e comercialização, promovendo mais um impulso na diversificação do investimento e da competitividade externa das atividades económicas da região", salienta o executivo açoriano.

Com a concessão a privados, além do investimento necessário para dar início à exploração daquele recurso, a região receberá anualmente, decorridos sete anos a partir da celebração do contrato, os encargos de exploração correspondentes a 2% do resultado líquido da exploração, acrescenta.

A exploração da "Água das Lombadas" desenvolveu-se desde finais do século XIX até finais do século XX, mas a sua produção foi interrompida na sequência de um deslizamento de terras que ocorreu em 1998 e destruiu a unidade industrial de engarrafamento, pelo que a exploração está atualmente suspensa.