O anúncio desta escolha foi realizado esta quinta-feira pelo fundo de inovação Digital News Initiative (DNI), um programa europeu da Google dirigido ao jornalismo na era digital para iniciar e desenvolver projetos inovadores dentro do ecossistema de notícias.O projeto do Açoriano Oriental intitulado “Os media e as novas gerações” tem como público-alvo os mais jovens.Com “Os media e as novas gerações”, a empresa açoriana pretende criar “uma plataforma para os jornais escolares, permitindo às escolas publicar os seus próprios conteúdos e partilhar as suas atividades e eventos com o público em geral”, assegurando simultaneamente que a comunidade escolar perceba a importância do trabalho jornalístico por oposição à proliferação das chamadas “fake news” (notícias falsas, em português). Em Portugal foram seis os projetos de jornalismo digital selecionados na sexta ronda de financiamento do fundo DNI do Google: o jornal Público e a Região de Leiria como projetos de média dimensão; e a Açormedia, Inês Bravo - apanhado na Fake, o INESC TEC e Diogo Queiroz Andrade com projetos protótipo.O projeto apresentado pela Açormedia insere-se na categoria de protótipo, num investimento de 50 mil euros.O total do investimento atribuído pelo fundo DNI em seis rondas foi de 140,689 milhões de euros, sendo que 84,4 milhões de euros foram atribuídos a 179 grandes projetos europeus, 42,7 milhões de euros foram para 200 projetos de dimensão média, e 13,46 milhões de euros para 283 protótipos.Na sexta ronda foram selecionados 103 projetos distribuídos por 23 países nas categorias de protótipo e projetos de média e grande dimensão, que serão financiados pela Google.Mais de metade (525) das candidaturas desta ronda são provenientes de estreantes no fundo DNI, anunciou a Google.“Estimular a inovação no seio da indústria de notícias demora tempo. Estamos a olhar para o longo prazo. É por isso que lançamos há um ano o Google News Initiative, um compromisso de 300 milhões de dólares [263,8 milhões de euros, à taxa de câmbio atual] para ajudar o jornalismo a prosperar. Enquanto parte destes esforços - e após um teste piloto na Ásia — o GNI Innovation Challenge vai chegar à Europa”, revela.