s
Geórgia/Ossétia: Azerbaijão suspende exportações de petróleo devido ao conflito com o exército russo
O Azerbaijão decidiu hoje suspender as exportações de petróleo via Kulevi e Batumi, na Geórgia, devido ao conflito que os georgianos mantêm com o exército russo por causa da provincia independentista pró-russa da Ossétia do Sul.

Autor: LUsa / AO online
    "As exportações de petróleo através dos portos de Kulevi e Batumi foram suspensas", afirmou o director da companhia petrolifera pública do Azerbaijão, Rovnag Abdullaev.

    De acordo com o responsável, o Azerbaijão vai ponderar uma eventual exportação de petróleo através do oleoduto que liga Baku (a capital do Azerbaijão) ao porto russo de Novorossisk.

    "No entanto, a capacidade deste oleoduto é muito fraca", precisou.

    A Geórgia combate uma ofensiva militar do exército russo por causa da provincia inepenentista pró-russa da Ossétia do Sul.

    O primeiro-ministro da Geórgia, Lado Gourgenidze, afirmou que a aviação russa efectuou bombardeamentos nas próximidades do oleoduto Baku-Tbilissi-Ceyhan (BTC), mas a companhia britânica BP já desmentiu esses ataques.

    O oleoduto BTC, de 1.774 km, leva petróleo dos campos petrolíferos do Azerbaijão, no mar Cáspio, até ao porto turco de Ceyhan, nas margens do Mediterrâneo, e tem capacidade de 1,2 milhão de barris por dia.

    Permite assim transportar petróleo do Mar Cáspio para os mercados ocidentais sem ter de passar por território russo.