Transportes aéreos
Galp confirma ruptura de stock em Santa Maria
A Galp confirmou esta segunda-feira ruptura de stock de combustível em Santa Maria, o que leva ao desvio das escalas técnicas para Ponta Delgada em nome da salvaguarda do normal funcionamento da ponte aérea criada para levar ajuda humanitária ao Haiti.

Autor: Carmo Rodeia
As escalas técnicas de voos de longo curso vão passar a ser feitas em Ponta Delgada, pelo menos até os stocks de combustíveis serem repostos em Santa Maria, o que se espera que possa vir a acontecer até final de Janeiro.

Em declarações à Açores TSF, Pedro Marques Pereira, porta-voz da Galp, reconhece que os níveis de combustível armazenado na ilha de Gonçalo Velho baixaram drasticamente. O facto de não ter sido possível reabastecer a ilha em Dezembro devido às condições meteorológicas e a intensificação do tráfego aéreo no Atlântico Norte motivado pelo aumento de aviões cargueiros de transporte de ajuda humanitária para o Haiti criaram um embaraço aos operadores de Santa Maria.

Apesar do embaraço, a Galp desdramatiza a questão, afirmando que o tráfego comercial normal e programado da ilha não será afectado, nomeadamente nas ligações aéreas operadas pela SATA.

O navio que irá reabastecer a ilha deverá ser abastecido em Sines nos próximos dias e depois fará viagem para os Açores. A Galp estima que o problema estará ultrapassado até ao fim do mês.

O PCP já enviou esta segunda-feira um requerimento ao Governo para apurar responsabilidades.