Freguesia das Ribeiras quer reunir emigrantes em festa
Um grupo de naturais da freguesia das Ribeiras, nas Lajes do Pico, quer reunir “numa festa como nenhuma outra” o maior número possível de emigrantes que saíram desta localidade dos Açores à procura de uma vida melhor.

Autor: Lusa / AO online
“Será uma festa como nenhuma outra. O nosso objectivo é reunir o maior número de ribeirenses da história da freguesia”, afirmou Nelson Cardoso, um dos promotores da iniciativa, em declarações à Lusa.

O projecto, denominado ‘Maré Cheia’, está marcado apenas para Agosto de 2011, já que os organizadores querem dar tempo suficiente aos interessados para planear a viagem.

Apesar de ainda faltar mais de um ano, a iniciativa já conta com quase três centenas de inscritos, oriundos de países como o Brasil, Canadá, Porto Rico, Inglaterra ou EUA, mas também de Portugal continental.

A ideia nasceu numa conversa entre cinco amigos que recordavam “os bons velhos tempos, quando a freguesia se enchia de emigrantes”, e decidiram que “talvez não fosse uma ideia assim tão louca tentar repetir esses tempos”.

A divulgação da ideia tem sido feita através da Internet, num site dirigido aos ribeirenses espalhados pelo mundo, que regista mais de 35 mil visitas por ano.