FPF repudia "utilização abusiva" de referências à seleção portuguesa
Euro2020
8 de jun. de 2021, 15:55
— Lusa/AO Online
“A
Federação Portuguesa de Futebol denuncia a utilização abusiva do nome
da Seleção Nacional numa campanha de comunicação e marketing, promovida
por uma marca de uísque, relacionada com a presença de Portugal no
Campeonato da Europa 2020”, pode ler-se no comunicado publicado no sítio
oficial da FPF.O organismo federativo
prossegue, repudiando “de forma veemente o aproveitamento e a exploração
irresponsável por parte daquela marca de direitos que não lhe pertencem
e cuja utilização não foi autorizada”.“Em
comunicado divulgado esta semana, a FPF e a Auto Regulação Publicitária
(ARP) alertaram os profissionais do setor para o perigo do ‘ambush
marketing’ a propósito do Europeu 2020 de futebol, lembrando que
qualquer atividade comercial relacionada com esta competição está
exclusivamente reservada à UEFA e aos respetivos parceiros comerciais,
sendo que apenas as empresas que tenham celebrado um acordo com a UEFA
poderão beneficiar de qualquer associação à competição”, salienta a
nota.A FPF garante ainda que irá tomar
todas as providências necessárias para impedir que “a marca da Seleção
Nacional seja utilizada abusivamente por quem não tem esse direito”,
reforçando que “jamais permitirá que o seu nome seja associado a
práticas relacionadas com apostas ou previsões desportivas”.Portugal,
que é o detentor do troféu, integra o grupo F do Euro2020, juntamente
com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para
15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os
germânicos, a 19 de junho, em Munique, e os franceses, a 23 de junho,
novamente na capital magiar.