Fonte do Bastardo ganha na Turquia, mas não chega para seguir na Challenge Cup

A Fonte do Bastardo derrotou esta sexta feira por 3-2 o Ziraat Bankasi, em Ancara, um resultado insuficiente para anular a derrota por 3-1 há dois dias, também na capital turca, nos 16 avos de final da Challenge Cup de voleibol.


Autor: AO Online/ Lusa

Ambos os jogos se realizaram em Ancara por acordo das duas equipas, que assim reduziram custos de deslocações e limitaram riscos sanitários, no contexto da pandemia de covid-19.

A equipa terceirense, que hoje fez o jogo 'em casa', voltou ao pavilhão 48 horas depois da derrota na primeira mão sabendo que tinha a muito difícil missão de ganhar por pelo menos dois 'sets' de diferença, para continuar a discutir o acesso aos 'oitavos'.

Não o conseguiu, mas sai com o prestígio intacto, já que lutou pelo resultado do princípio ao fim e, mesmo com a eliminatória perdida, 'fez questão' de ganhar o quinto 'set'.

A formação dos Açores começou a ganhar por 25-23 e depois perdeu por 21-25, para se adiantar de novo, com 27-25. O domínio alternado foi a nota, nesta fase inicial do jogo, em que se percebia que a eliminatória poderia pender para qualquer dos lados.

O quarto 'set', que se sabia então essencial, foi o mais disputado e o mais longo, com 33 minutos. Acabou por pender para os turcos, por 25-22. A Fonte do Bastardo chegou a estar a perder por seis pontos, mas depois aproximou~se bastante no marcador, sempre a acreditar nas suas capacidades.

Já em ação apenas pelo prestígio, a Fonte do Bastardo triunfou no último parcial, por 15-9.

Antony Gonçalves foi hoje o melhor marcador da Fonte do Bastardo, com 19 pontos e 10 'breaks', enquanto que o sempre pendular Caique Silva fez no jogo 18-9.

Para os oitavos de final da Challenge Cup apuraram-se duas equipas portuguesas, Sporting e Benfica. Os 'leões' jogarão contra o vencedor da eliminatória entre o VK Lvi Praga e o RTU-R Jurmala, e o Benfica contra o HallBank Ankara.