Crise financeira
FMI alerta governos para não descurarem a economia real
O presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) apelou aos governos para criarem planos de estímulo para as suas economias já que tomar medidas contra a turbulência dos mercados financeiros "é essencial, mas não suficiente".

Autor: Lusa/AOonline
"Temos de utilizar todos os instrumentos da moderna política macroeconómica para limitar os danos na economia real", disse Dominique Strauss-Kahn, falando no encontro anual do FMI e do Banco Mundial.

    "Nas economias avançadas, isto significa fazer uso da política fiscal para diminuir as pressões, sobretudo nos sectores financeiro e imobiliário", acrescentou Strauss-Kahn, realçando a necessidade de os governos fazerem cortes nos impostos ou aumentarem a despesa do Estado.

    Dominique Strauss-Kahn falava em Washignton depois de um fim-de-semana de reuniões ao mais alto nível em que governos e responsáveis por instituições económicas prometeram mobilizar todos os instrumentos para proteger o sistema financeiro internacional.

    No domingo, os governos europeus adoptaram uma posição comum para garantir as operações de refinanciamento dos bancos da zona Euro, até 31 de Dezembro de 2009.