Filme de estudantes açorianos premiado em Bruxelas
Três estudantes da secundária de Lagoa, em São Miguel, foram distinguidos  em Bruxelas com um prémio do concurso "O nosso futuro é energia", por um filme sobre como transformar lixo em recursos valiosos, em defesa do Ambiente e eficiência energética.

Autor: Lusa/AO online
      Micaela Lima, Joana Rocha e Filipe Cimbron, da Escola Secundária de Lagoa, Açores, foram uma das seis equipas distinguidas hoje pela "PlasticsEurope", ao triunfarem na categoria "Queres ser um herói?" com um filme sobre como reutilizar e reciclar componentes dos carros velhos, equipando os veículos com mais elementos de plástico.

    "Foi um reconhecimento muito grande do trabalho que fizemos. Trabalhámos quatro meses neste projecto mas valeu a pena", disse à Agência Lusa a professora Maria Alexandra Medeiros, que coordenou os trabalhos e acompanhou os estudantes a Bruxelas.

    Os alunos premiados comentaram, por seu turno, que as preocupações ambientais "já vinham de trás", mas admitiram ter ficado "ainda mais sensibilizados" depois de participarem nesta segunda edição do concurso "O nosso futuro é energia", como comentou Micaela Lima.

    "É para continuar, agora ainda mais", disse Joana Rocha.

    O concurso promovido pela associação europeia de fabricantes de plástico, a PlasticsEurope, sob o patrocínio do comissário europeu responsável pela Educação, Jan Figel, incluiu outras categorias além da "Queres ser um herói?" - aquela que levou hoje equipas de seis países a Bruxelas -, tendo outras duas equipas de estudantes de duas escolas básicas portuguesas sido galardoadas.

    As turmas do 5ºA, 5ºB e 6ºA da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Mem Ramires, Santarém, apresentaram a banda desenhada "Eugénio vai à escola", estando entre os cinco premiados na categoria "Aventuras do Herói FuturEnergia".

    Por outro lado, os alunos Alberto Silva, Rafaela Sá e Sandra Barreto, da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos/PE Professor Francisco M.S. Barreto, da Calheta, Madeira, recebem uma menção honrosa com "Energizer", um texto e uma ilustração com que concorreram à categoria "Perfil do Herói FuturEnergia".