Filipe Albuquerque azarado em Le Mans em dia de vitória da Ferrari
16 de jun. de 2024, 19:54
— Lusa/AO Online
O
único piloto português em prova, que fez equipa com Ben Keating e Ben
Hanley, cortou a meta com 279 voltas, a 39 dos vencedores, Antonio
Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari). José
Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Nick de Vries terminaram na segunda
posição, a 14,221 segundos dos vencedores, com Alessandro Pier Guidi,
James Calado e Antonio Giovinazzi (Ferrari) em terceiro, a 36,760.A
92.ª edição das 24 Horas de Le Mans ficou marcada pelas três entradas
do ‘safety car’ em pista, uma delas, de madrugada, de mais de quatro
horas, devido à chuva que afetou as condições de visibilidade dos
pilotos, fazendo com que os nove primeiros classificados terminassem na
mesma volta do vencedor, uma raridade nesta corrida.O
resultado de Filipe Albuquerque ficou comprometido logo nas primeiras
horas, ainda no sábado, quando uma pedra partiu o alternador do carro da
United Autosports.“Foi uma prestação como
as anteriores. Um excelente andamento, consegui arrancar na frente,
manter o carro no top5 e a controlar o ritmo mas, infelizmente, o nosso
colega de equipa teve um pequeno erro, com uma ida à gravilha, que fez
com que entrasse uma pedra para uma parte sensível do motor e perdemos
mais de uma hora a reparar o carro. Simplesmente continuámos com a
missão de acabar a corrida. Acabámos quase em último mas acabámos”,
resumiu o piloto de Coimbra, que compete na categoria LMP2, a segunda
mais importante, apenas atrás dos Hypercarros.Esta
foi a 11.ª participação do português na mítica prova de resistência.
Apesar de o resultado não ter sido o esperado, o piloto luso viu aspetos
positivos.“Confirmámos o andamento que
esperávamos. No início andámos muito perto do outro carro da equipa e
eles ganharam. O carro estava rápido e era possível. Esta corrida é
muito difícil, sobretudo este ano, em que chovia e secava”, frisou.O
outro carro da United Autosports, pilotado por Oliver Jarvis, Bijoy
Garg e Nolan Siegel, venceu a categoria LMP2, terminando na 15.ª posição
da geral.Para a história fica a presença
de 23 carros da categoria principal e os 36 segundos que separavam os
três primeiros classificados nas duas últimas horas de corrida.O carro do vencedor ainda sofreu um susto, quando uma das portas se abriu, obrigando a uma paragem não programada nas boxes. Mas
alguns erros de pilotagem do argentino ‘Pechito’ Lopez acabaram por
impossibilitar a recuperação do Toyota, que se contentou com o segundo
lugar.