Fenprof entregou pré-aviso de greve para 15 de novembro

7 de nov. de 2017, 19:12 — LUSA/AO online

A greve de 24 horas é ainda justificada com reivindicações relacionadas com o regime específico de aposentação, horários que reduzam o desgaste da profissão, aplicação do direito comunitário na vinculação e concurso que promovam a estabilidade no emprego e nas escolas. A greve abrange os educadores de infância e os professores dos ensinos básico e secundário, que exercem a sua atividade em estabelecimentos e outros serviços públicos ou de resposta social.Segundo a Fenprof, 15 de novembro será um "dia nacional de luta dos professores", coincidindo com a data em que, no Parlamento, o ministro da Educação irá debater na especialidade a proposta de Orçamento do Estado para 2018, onde procurará justificar as "insuficientes verbas destinadas à Educação".Quanto ao descongelamento da carreira docente, a Fenprof salienta que os professores recusam "qualquer perda de tempo de serviço que cumpriram de forma muito empenhada e com elevado profissionalismo" e repudiam qualquer afirmação que ponha em causa o mérito que têm na atividade que desenvolvem.Após um período em que a sua carreira teve as progressões congeladas, a Fenprof considera "absolutamente inaceitável que o Governo queira, agora, apagar da carreira dos docentes mais de nove dos últimos 12 anos da sua vida profissional, precisamente, aqueles em que foram mais penalizados e sacrificados."Ao reivindicarem a justa contagem do tempo de serviço prestado, os educadores e professores estão legitimamente a exigir a reconstrução da carreira docente e a opor-se à sua destruição", sublinha a estrutura sindical.A Fenprof exige que o descongelamento da carreira docente seja negociado e está disponível para encontrar um processo faseado de recuperação, que permita a contagem integral do tempo de serviço."O que não aceita é o jogo de empurra a que se tem assistido entre diversos governantes", adianta a Fenprof.Os docentes reafirmam ainda a sua oposição a qualquer processo de municipalização da Educação e reiteram a necessidade de democratizar a gestão das escolas.