Fecho de lojas SATA insere-se no plano de reestruturação da empresa
11 de ago. de 2024, 09:51
— Lusa/AO Online
Em resposta a um requerimento
do CDS-PP, consultado pela agência Lusa, o secretário Regional dos
Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, referiu que o plano
de reestruturação da companhia aérea açoriana prevê a redução da
despesa e “é, nesse âmbito, que se insere a medida referida”.A 19 de julho, o grupo parlamentar do CDS-PP no parlamento açoriano
criticou o fecho das lojas do grupo SATA nos centros urbanos para
concentrar o atendimento nos aeroportos, medida tomada pela nova
administração da companhia regional.“Defendemos
uma boa gestão da empresa, mas essa boa gestão não pode passar por
medidas extemporâneas como esta. Estamos em plena época alta e não
queremos crer que a prioridade da SATA seja o encerramento dos balcões
de venda”, afirmou a líder parlamentar do CDS-PP/Açores, Catarina
Cabeceiras, citada em comunicado.Catarina
Cabeceiras alertou que os “balcões de venda da SATA prestam um serviço
de proximidade às populações”, sobretudo no caso das pessoas “mais
idosas e dos utentes das ilhas sem hospital quando estes têm de se
deslocar por motivos de saúde”.O CDS-PP
enviou naquela data um requerimento ao executivo regional, através do
parlamento, onde colocava várias questões, que foram agora respondidas
pelo secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.Na
resposta ao CDS-PP, partido que integra a coligação governativa
regional, Paulo Estêvão esclareceu que o novo presidente do conselho de
administração da SATA, Rui Coutinho, disse após a indigitação, “que
pretendia proceder ao encerramento das lojas urbanas”.No
âmbito da medida, aplicada no dia 01 de agosto, “foram encerradas as
lojas urbanas em todas as ilhas, à exceção da ilha do Corvo que não
possuía uma loja urbana”, adiantou.O
governante ressalvou ainda que a decisão é da responsabilidade do
conselho de administração da empresa, “que é o responsável pela sua
execução e pela manutenção da qualidade e reforço dos serviços
oferecidos à população nesta matéria, nomeadamente através da
implementação dos mecanismos que se revelarem mais adequados”.A 19 de julho, a SATA anunciou que iria reorganizar o modelo de
atendimento, concentrando os serviços de venda de bilhetes, reservas e
informações nos balcões do aeroporto e atendimento telefónico, em vez
das lojas."A partir do próximo dia 01 de
agosto, as companhias aéreas do grupo SATA, SATA Air Açores e Azores
Airlines, concentrarão os seus serviços de atendimento aos clientes nos
Açores (venda de bilhetes, alterações de reservas e informações gerais)
nos balcões de aeroporto e através do Contact Center (serviço de
atendimento telefónico)", informou a empresa pública.A
reorganização, justificou, está inserida "num plano mais abrangente e
compreensivo que tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da
empresa a médio e longo prazo".A medida tem sido criticada por diversas entidades, como partidos, associações empresariais, parceiros sociais e autarquias.Na
segunda-feira, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel
Bolieiro, admitiu que a venda de bilhetes por parte da RIAC poderá não
vir a concretizar-se, pelo menos em todas as ilhas.“Estamos
a prestar um serviço ao povo. Onde há economia privada deve prevalecer a
economia privada. Vou acompanhar o processo e, a seu tempo, irei
ponderar o que é razoável, sendo que nada faremos contra a iniciativa
privada e tudo faremos para garantir um bom serviço às populações”,
afirmou o chefe do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.