Famílias portugueses preveem gastar em média 387 euros no Natal
27 de nov. de 2019, 12:38
— Lusa/AO Online
Segundo
as conclusões do Estudo de Natal 2019 da consultora Deloitte, “este
aumento do orçamento das famílias para a época natalícia vai ao encontro
do otimismo registado pelos portugueses em relação à economia
nacional”, já que, “de entre os oito países em análise, Portugal é o que
regista um índice de confiança económica mais elevado, com 72% dos
inquiridos a considerar que a economia nacional é estável ou está em
crescimento”.Segundo a Deloitte, os perto
de 400 euros que cada família portuguesa prevê gastar no Natal inclui
gastos estimados em presentes, refeições, eventos sociais e viagens,
tendo esta última categoria sido adicionada ao estudo apenas no ano
passado. “Apesar deste aumento, a média
nacional encontra-se ainda longe da europeia, que este ano se fixa nos
461 euros, mais 74 euros que o expectável para o mercado português”, e
representa ainda menos de metade dos valores gastos nos anos pré-crise,
destaca.“Depois de um período de acentuado
pessimismo durante os anos da crise, a confiança das famílias
portuguesas na evolução da economia e do seu poder de compra tem
assistido a uma evolução positiva desde 2012. Essa recuperação não se
traduz, contudo no nível de gasto durante a quadra natalícia que, apesar
de uma ligeira recuperação, se mantém estável nos últimos cinco anos em
valores inferiores a metade do que se observava nos anos pré-crise”,
afirma Pedro Miguel Silva, ‘Associate Partner’ da Indústria de Consumo
da Deloitte.O estudo volta a apontar a
primeira quinzena de dezembro como “o período preferido para os
portugueses fazerem as suas compras de natal”, mas deteta “uma tendência
crescente de antecipação desta atividade, com o mês de novembro a
ganhar cada vez mais peso nas preferências das famílias”.Em
novembro, destaca-se a preferência pelo período da ‘Black Friday’, onde
68% dos inquiridos admite vir a fazer algumas das suas compras de
natal, um valor idêntico ao da média europeia.Quando
questionados sobre a influência do Orçamento do Estado - este ano com
entrega prevista para 16 de dezembro - nos seus hábitos de consumo neste
Natal, a maioria dos inquiridos nacionais refere que esta será
“moderada”, mas a Deloitte destaca o “crescente número de portugueses”
que procura fazer as suas compras de Natal em períodos de grandes
campanhas comerciais, como a 'Black Friday’.Os
chocolates destacam-se como “o presente favorito” dos portugueses,
sendo referidos por 60% dos participantes na 22.ª edição do Estudo de
Natal da Deloitte como “a prenda ideal para esta época natalícia”, numa
preferência partilhada por homens e mulheres. Para
os homens, o top três de presentes mais desejados é completado por
roupas e livros, respetivamente, enquanto as portuguesas elegem a
cosmética/perfumes para o segundo lugar das preferências, seguindo-se os
livros.A maioria dos portugueses (67%)
escolhe os centros comerciais como “lugar de eleição” para fazer as
compras de Natal, uma tendência que a Deloitte diz não ser “acompanhada
pela maioria dos países europeus que, com exceção de Espanha, preferem
os super e hipermercados e as lojas da especialidade para obterem os
seus presentes”.O mercado ‘online’ tem
vindo a crescer e prevê-se que possa representar um quarto (25%) das
compras de Natal feitas em Portugal em 2019. “Apesar
desta tendência crescente – nota a consultora - as famílias portuguesas
continuam a eleger as lojas físicas como o sítio preferencial para
adquirirem as suas prendas, apontando como principais razões para esta
escolha o serviço personalizado de atendimento, as políticas de
devolução e uma maior confiança nos meios de pagamento utilizados”.No
que diz respeito à fase prévia da compra dos presentes, nomeadamente a
procura de ideias e o respetivo aconselhamento, são notórias “algumas
semelhanças entre a realidade nacional e europeia, com os portugueses a
recorrerem, além das lojas físicas (63%), aos ‘sites’ das marcas (37%),
às recomendações de amigos (31%) e às redes sociais (28%)”.Destinado
a analisar as “expetativas, atitudes e comportamentos dos consumidores
no período do Natal”, estudo da Deloitte baseou-se em dados obtidos
entre 16 de setembro e 11 de outubro de 2019, tendo recebido em Portugal
um total de 786 respostas de participantes com idades entre os 18 e os
65 anos. Este ano o estudo foi realizado
em oito países europeus referenciados como tendo “hábitos de consumo
semelhantes” (Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Polónia, Portugal,
Reino Unido e Rússia), num total de 7.190 respostas, tendo a amostra
sido selecionada tendo em conta as características sociodemográficas, os
interesses pessoais, o nível de rendimento e o perfil de consumo dos
inquiridos.