Falta de planeamento do Governo açoriano deixa Lagoa do Fogo sem ‘shuttle’
Hoje 16:57
— Lusa/AO Online
A deputada socialista Marlene
Damião, citada numa nota de imprensa do partido, considera que a
situação “evidencia a falta de planeamento do Governo Regional
relativamente a um serviço que o próprio executivo considerou essencial
para compatibilizar a proteção ambiental da Reserva Natural da Lagoa do
Fogo com o acesso ordenado de residentes e visitantes”.Marlene
Damião falava à margem de uma visita do grupo parlamentar socialista ao
local, onde, segundo a nota, “foi possível constatar a inexistência do
serviço de transporte que, em anos anteriores, assegurava o acesso
condicionado àquele espaço natural durante os períodos de maior
afluência”.“A Lagoa do Fogo é um dos
espaços naturais mais emblemáticos dos Açores e uma das principais
atrações turísticas da ilha de São Miguel. A elevada procura deste local
é conhecida há vários anos e, por isso, é difícil compreender que, numa
fase de maior afluência, continue sem estar disponível um serviço que
já foi utilizado anteriormente para responder a esse desafio”, afirmou.Segundo
a parlamentar, o modelo de acesso condicionado através de transporte
coletivo surgiu precisamente para assegurar uma gestão equilibrada entre
a preservação ambiental e a experiência de quem visita aquele espaço
natural.“Quando existe um modelo já
testado e cuja necessidade é reconhecida, compete ao Governo [Regional]
preparar atempadamente os procedimentos necessários para garantir a sua
continuidade”, disse.Na sua opinião, um
espaço com a importância da Lagoa do Fogo “não pode ficar dependente de
atrasos ou de soluções de última hora”.A
parlamentar socialista entende que a atual situação evidencia a
necessidade de “maior capacidade de antecipação e organização” por parte
do executivo açoriano, “sobretudo num território cuja economia
beneficia fortemente da atividade turística”.Para
o PS, o Governo Regional deve esclarecer quando prevê
assegurar o funcionamento regular do serviço de ‘shuttle’ (assegurado
por autocarro) e garantir que “são retiradas as devidas conclusões”
deste episódio, para evitar que problemas semelhantes se repitam nos
próximos anos.Fonte oficial da Secretaria
Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas disse à agência Lusa
que “já foram entregues os documentos de habilitação pela empresa que
ganhou o concurso público” para assegurar o serviço de ‘shuttle’ e a
Direção Regional do Turismo “está a tramitar o processo da forma normal,
de acordo com os requisitos legais”.O
serviço de ‘shuttle’, iniciado em 2023 pelo Governo dos Açores, através
da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, tem
funcionado entre os meses de junho e de setembro.É
um serviço gratuito para os residentes na região e surgiu para
facilitar o acesso à Lagoa do Fogo, um dos principais pontos de atração
turística da ilha de São Miguel, disciplinar a circulação de viaturas e
garantir o respeito pela natureza.