Migrações
Existência de rota para o Algarve está em investigação

A existência ou não de uma rota de imigração ilegal com destino ao Algarve está “em investigação”, disse a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, num debate parlamentar.


Autor: Lusa/AO Online

“A questão em concreto é se podemos dizer que existe ou não uma nova rota de imigração ilegal, era isso que estava em causa, e sobre isso o que posso dizer é que a existência dessa rota está em investigação e o que temos é que procurar ter as respostas possíveis”, disse hoje Mariana Vieira da Silva aos deputados num debate parlamentar sobre política setorial.

A ministra de Estado e da Presidência respondia ao deputado centrista Telmo Correia, que insistiu numa pergunta que já tinha sido lançada pelo PSD sobre a eventual existência dessa rota, recordando declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que classificou como “ridículo” o cenário de uma rota ilegal em direção ao Algarve.

Em 2020 foram intercetados no Algarve 97 migrantes provenientes de Marrocos.

“Comprovou-se que essa rota existe ou pode existir, comprovou-se que ela é relevante”, disse Telmo Correia, que questionou ainda Mariana Vieira da Silva sobre acordos de cooperação com outros países para dar enquadramento legal a fluxos migratórios, frisando que “a resposta para a imigração ilegal é a imigração legal”.

A ministra respondeu que os acordos se encontram “neste momento, em fase de negociação”, precisando que são acordos “de organização e fluxos de mobilidade laboral” com Marrocos, Moldávia e Índia e “um espaço de mobilidade na CPLP”.