De acordo com embaixador português
Existe "bom diálogo" entre Reino Unido e Portugal
O embaixador português no Reino Unido afirmou hoje existir um "bom diálogo político e diplomático" entre Londres e Lisboa, mostrando-se convicto que as relações luso-britânicas não serão afectadas pelo "caso Madeleine".

Autor: Lusa / AO online
"Existe um bom diálogo e um bom contacto político e diplomático entre os dois países e não há sinal de que as relações sejam afectadas", garantiu António Santana Carlos, em declarações à agência Lusa.

O desaparecimento da menina inglesa Madeleine McCann na Praia da Luz, no Algarve, a 03 de Maio, tem exposto Portugal na imprensa britânica de uma forma muitas vezes negativa devido a várias críticas à investigação desenvolvida pela Polícia Judiciária sobre este caso.

No entanto, o diplomata português considera que este caso é um exemplo de "boa colaboração entre as duas Polícias [portuguesa e britânica]" e manifestou o desejo de que "a situação seja resolvida com brevidade".

Santana Carlos falava ao telefone a partir de Edimburgo, onde se deslocou hoje ao Parlamento escocês para apresentar as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu, que termina no final de Dezembro.

"Tive contactos com membros do Parlamento e respondi a perguntas sobre o Tratado ["reformador"] e a cimeira UE-África", disse o diplomata português, classificando o tom do encontro com os políticos escoceses como "positivo e de diálogo".