Autor: Lusa/AO Online
De acordo com uma nota enviada à imprensa, o Exército português vai organizar, entre os dias 17 e 21 de novembro, “o maior exercício nacional no âmbito do Apoio Militar de Emergência, que terá lugar na região de Lisboa”.
Este exercício vai envolver mais de “300 operacionais e 100 viaturas” e vai testar e validar “a resposta coordenada do Sistema de Apoio Militar de Emergência do Exército às solicitações de apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em reação a um cenário de sismo de grande magnitude na sub-região de Lisboa”.
O exercício “FÉNIX 25” visa treinar a capacidade de resposta das diferentes valências militares “às solicitações de apoio da estrutura de Proteção Civil”, com o ramo a destacar as capacidades de “comando, controlo e comunicações”, busca e salvamento terrestre, engenharia militar, apoio sanitário, descontaminação e cinotécnica (ações com cães).
A edição conta com o apoio e participação de várias entidades, nomeadamente da Força Aérea, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, bombeiros voluntários, Câmara Municipal de Lisboa, Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Publica, Polícia Municipal, Força Especial de Proteção Civil e o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
O objetivo é padronizar procedimentos e a validar “critérios de interoperabilidade”.
Em
2024, o exercício Fénix testou a capacidade de resposta da Proteção
Civil para combater incêndios rurais nos concelhos de Nelas, Seia e
Oliveira do Hospital.