Exército do Líbano anuncia início de ofensiva para expulsar EI do leste do país
O exército do Líbano anunciou hoje de manhã o início da sua ofensiva para expulsar o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) do leste do país, perto da fronteira síria, onde se instalou há vários anos.

Autor: Lusa / AO online


"Em nome do Líbano, em nome dos soldados libaneses raptados, em nome dos mártires do exército, anuncio que a operação 'Amanhecer do Jouroud' começou", declarou o chefe do exército, o general Joseph Aoun.

Na segunda-feira, os últimos rebeldes sírios presentes na região montanhosa foram retirados para a Síria, na sequência de um acordo com os adversários do movimento xiita libanês Hezbollah.

Falta ainda expulsar os 'jihadistas' do EI, contra os quais o exército agora lançou esta ofensiva.

O Hezbollah, que apoia militarmente o regime do Presidente Bashar al-Assad, na Síria, iniciou no mês passado uma ofensiva para erradicar totalmente da região de Jouroud Aarsal a presença de 'jihadistas' anteriormente ligados à Al-Qaida e de rebeldes sírios.

A região de Jouroud Aarsal foi utilizada como refúgio por combatentes sírios anti-regime e como abrigo para um número indeterminado de refugiados em fuga aos combates na Síria.

Ao fim de seis dias de combates, ocorreu um cessar-fogo após o qual um primeiro contingente de 8.000 pessoas, na maioria refugiados mas também 'jihadistas', foi retirado da zona e encaminhado para a Síria.

Segundo o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, o EI controlava uma zona estimada de cerca de 300 quilómetros quadrados na fronteira entre o Líbano e a Síria, dos quais cerca de 140 quilómetros quadrados no Líbano.