Europol identificou milhares de ligações online para conteúdos perigosos
Hoje 16:37
— Lusa/AO Online
A
ação, anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito
do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia,
Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.“Levou
à referenciação de milhares de URLs que levaram a material online
perigoso e ilícito”, afirmou a Europol em comunicado, ao referir-se à
iniciativa de combate à radicalização online.O
resultado inclui 5.408 links para conteúdo jihadista, 1.070 para
conteúdo violento de extrema-direita e terrorista e 105 ligações para
conteúdo racista e xenófobo.“Esta ação
conjunta destaca a complexidade de combater conteúdos terroristas,
racistas e xenófobos online em plataformas de jogos e adjacentes a
jogos”, acrescentou a Europol, especificando que os processos de criação
e disseminação são “em camadas” e geralmente afetam várias plataformas.
O conteúdo pode ser gravado num jogo
online (ou na função de conversação), alterado com jargão extremista
violento, emojis sugestivos, cânticos ou música e, em seguida,
disseminado numa rede social convencional, exemplificou mesma a fonte.Nas
semanas que antecederam o dia da ação, os peritos vasculharam várias
plataformas amplamente utilizadas por jovens e adultos. “Os
utilizadores dessas plataformas de jogos e streaming podem encontrar
uma variedade de conteúdo perigoso e violento”, alertou a Europol.Os
investigadores encontraram vários cenários, desde a encenação de
ataques terroristas a tiroteios em escolas ou cenas de execução em jogos
3D. “Editam o vídeo com cânticos ou emojis sugestivos e disseminam-no
em várias plataformas de media social habitualmente usadas para um
alcance ainda mais amplo”, explicou a Europol.“Outras
plataformas relacionadas com jogos destinadas ao streaming são usadas
indevidamente para recrutar menores em vários grupos extremistas e
terroristas violentos ou para transmitir ao vivo ataques reais e até
suicídio”, sublinhou a estrutura com sede em Haia, Países Baixos.Os
conteúdos foram encontrados em vários tipos de plataformas. Alguns
permitem que os jogadores transmitam as jogadas em tempo real e
interajam com a comunidade via chat ao vivo, enquanto outros hospedam
vídeo sob chamada.Também foi identificado
conteúdo ilícito em plataformas comunitárias destinadas a facilitar a
troca de dicas, notícias e discussões sobre videojogos. “Por
fim, existem plataformas híbridas ou especializadas que combinam
streaming, recursos partilhados e opções de compra de jogos”, referiu a
Europol.Muitas contas nessas plataformas
podem não ser imediatamente reconhecíveis como vinculadas a conteúdos
problemáticos, enquanto algumas até apresentam nomes de utilizador e
fotos de perfil com referências a terroristas.