Autor: Susete Rodrigues
A reunião teve como propósito conhecer o trabalho desenvolvido pelo conselho executivo, quadro de professores, técnicos e operacionais, na promoção do sucesso educativo, bem como os seus múltiplos desafios.
Para Paulo Nascimento Cabral, citado em nota de imprensa, afirmou que a reunião “insere-se no objetivo da promoção dos valores europeus e da sensibilização para as questões europeias”.
O eurodeputado realçou que a visita à escola, serviu para “destacar o que tenho defendido sobre o direito a ficar, pois o projeto europeu tem de garantir respostas aceitáveis para qualquer uma das regiões europeias que permitam que as pessoas lá fiquem”, acrescentando que a EBI/Ponta Garça é um exemplo desta dificuldade, pois em poucos anos a “população da escola passou de cerca de 700 alunos para 300 alunos. Temos um problema de demografia na União Europeia, claramente, que tem de ser resolvida”.
Nascimento Cabral aproveitou ainda a ocasião para sublinhar a importância da valorização das áreas rurais, defendendo que o desenvolvimento destas regiões passa inevitavelmente pela aposta na educação e na digitalização.
“Se queremos territórios mais atrativos, que fixem população e garantam prosperidade, é essencial investir na qualificação dos jovens e dotá-los das ferramentas necessárias para inovar no próprio território. A literacia digital nas zonas rurais, por exemplo, pode ser um fator decisivo para garantir melhores condições de vida e competitividade económica, tornando estas regiões mais apelativas para as novas gerações”, afirmou.
O roteiro pela juventude escolar dos Açores irá levar Paulo Nascimento Cabral a percorrer todas as escolas da Região, também do ensino profissional, na promoção de uma “participação mais ativa na definição das políticas europeias e aprofundamento do conhecimento da União europeia”, finaliza a nota de imprensa.