Etapa açoriana do Pro Junior com seis surfistas locais

As promessas açorianas não vão deixar passar a oportunidade de competirem com a nata do surf europeu e são seis os atletas que estão inscritos para o Ribeira Grande Junior Pro, que se realizará no Areal de Santa Bárbara de 13 a 15 de setembro.


Autor: Nuno Martins Neves

Na competição masculina, a representação regional estará a cargo de Manuel Luz, campeão regional de Sub-14, Diogo Viegas, Francisco Benjamim, campeão regional de Sub-16, e Peter Healion, campeão regional de Sub-18, que na semana seguinte estará na segunda ronda do Azores Airlines Pro, etapa açoriana do Circuito Mundial de Qualificação.


Todos os surfistas vão entrar na Ronda dos 64, exceção feita a Manuel Luz, que entrará na primeira eliminatória (Ronda dos 72).


Na prova feminina, osAçores terão Sara Nunes, campeã regional de Surf Feminino e Sub-16 e Maria Pastor, campeã regional de Sub-16, vão entrar na primeira eliminatória, a Ronda dos 36, numa competição em que os olhos estarão todos centrados no que fará a portuguesa Mafalda Lopes. A atual líder do ranking pode confirmar o título de campeã europeia nos Açores, podendo repetir o feito de Teresa Bonvalot em 2016 e 2017.


Atingir a final da etapa açoriana garante o título a Mafalda Lopes. Se for eliminada nas meias-finais, a portuguesa só é campeã se a inglesa Ellie Turner, segunda classificada, e a francesa Julliete Lacome, terceira, não vencerem nos “areais”. Ser eliminada nos quartos de finais ou antes, necessita que Ellie Turner não atinja a final e que Julliete Lacome não vença.