Estudo conlui que utilizadores de jogos de vídeo aumentam capacidades cognitivas
15 de mar. de 2013, 16:55
— Lusa/AO Online
Cinco grupos de participantes no estudo jogaram durante uma hora por dia, durante cinco dias por semana e durante quatro semanas alguns jogos de ação, memória espacial, e de juntar objetos, escondê-los e outros de realidade virtual, explicaram os autores do artigo publicado esta semana na revista “Plos One”.
Adam Chie-Ming Oei e Michael Donald Patterson, autores da experiência, destacaram tratar-se do primeiro estudo do género em que são comparadas as melhorias em cada um dos participantes.
“Concluímos que treinar ações cognitivas específicas com frequência e num jogo de vídeo, melhora o rendimento em tarefas de características semelhantes”, salientaram os investigadores.
Os jogos de ação, dizem, melhoram a perceção visual e a atenção simultânea sobre vários objetos embora salientem que a componente da violência deve ser avaliada se conveniente para menores.
Apesar de reconhecerem avanços das capacidades cognitivas, os dois investigadores salientam a necessidade de continuarem os estudos sobre a matéria para melhor conhecer os efeitos no comportamento humano.