Autor: Lusa/AO Online
A decisão foi tomada na reunião de hoje do Conselho de Ministros, no âmbito de um pacote de medidas do governo espanhol para responder à gripe suína em Espanha, onde há 10 casos confirmados e 87 suspeitos.
María Teresa Fernández de la Vega, vice-presidente do Governo, explicou aos jornalistas que Espanha está “preparada para responder a qualquer eventualidade”, procurando informar “em tempo real”.
“A situação criada pelo aparecimento da nova gripe está sob controlo. Temos os procedimentos mais fiáveis e os melhores profissionais, trabalhamos em coordenação com organismos internacionais e as regiões autónomas", afirmou.
A governante insistiu que Espanha está a fazer um “acompanhamento permanente” da situação e mantém um stock medicamentoso para “responder a qualquer eventualidade”.
Reiterando não haver motivos para alarme, De la Vega relembrou que o vírus não se transmite por comer carne de porco, que não há qualquer produção de suinicultura afectada e que em todos os casos já confirmados, os pacientes estão a evoluir “muito bem”.
No intuito de coordenar ao máximo a resposta à gripe, o governo promoveu o encontro de várias comissões técnicas dos serviços de saúde, apostando na “coordenação de todos os dispositivos como medida de precaução”.