s
Espanha sagra-se tricampeã europeia de hóquei em patins

A Espanha sagrou-se hoje em casa tricampeã europeia de hóquei em patins, erguendo o troféu pela 19.ª vez na sua história, em Sant Sadurní d’Anoia, em Barcelona, ao vencer na final Portugal, por 4-2.


Autor: Lusa /AO Online

A seleção espanhola chegou à vantagem de 3-0, Portugal reduziu para a diferença mínima de 3-2, com dois golos de Gonçalo Alves, mas sofreu de imediato o 4-2 e, depois, não teve a serenidade necessária para trabalhar o golo e anular a desvantagem.

Marc Grau, aos 14 e 31 minutos, Marc Julià, aos 31 e 44, na conversão de dois livres diretos, foram os marcadores dos golos da seleção espanhola, tendo Gonçalo Alves, aos 32 e 44, sido o autor dos da seleção portuguesa.

A Espanha conquistou o seu 19.º título europeu de hóquei em patins, o oitavo nas últimos dez edições, contra 21 de Portugal, que ergueu pela última vez o troféu em 2016, em Oliveira de Azeméis.

A Itália conquistou a medalha de bronze, pela terceira vez consecutiva, com um triunfo nos penáltis sobre a Itália (4-3, após 5-5 no prolongamento e 3-3 no final do tempo regulamentar), na partida que antecedeu a final entre Portugal e Espanha.

A França, sem poder contar com Carlo di Benedetto, por lesão, chegou ao intervalo a vencer por 2-0 e, na segunda parte, a Itália anulou uma desvantagem de 3-1 para chegar ao empate a 3-3, forçando o prolongamento, que terminou com 5-5.

Nos penáltis, foi necessário marcar 16 para a Itália chamar a si o triunfo no desempate do encontro, por 4-3, e consequentemente a medalha de bronze do Europeu, repetindo o lugar no pódio das últimas duas edições em Paredes, em 2021, e Corunha, 2018.

No jogo de atribuição do 5.º e 6.º lugares, a Suíça confirmou o seu favoritismo e venceu a Alemanha, por 3-0, com golos de Gian Rettenmund e Pascal Kissling (2). Na fase de grupos, a seleção helvética já tinha vencido a germânica por 9-3.

No encontro para a atribuição do 7.º e 8.º lugares, A Inglaterra, orientada pelo português Vitor Pereira, venceu por 4-3 a Andorra, com quatro golos do capitão Josh Taylor. Nil Dilmè, Joel Tomé e Bernat Picanyol marcaram para Andorra.

Com a primeira vitória na prova, e logo no jogo mais importante frente a Andorra (que tinha terminado em 2.º do Grupo B), a Inglaterra ‘vingou’ a derrota por 4-2 na fase preliminar e sai da Catalunha com o sétimo lugar do Europeu.