Espaços públicos da Maia vão ter árvores de fruta
A freguesia da Maia, no concelho da Ribeira Grande, vai proceder à plantação, ainda no corrente mês, de cerca de dois mil porta-enxertos de árvores de frutos em espaços públicos da localidade.

Autor: Nuno Fontes Sousa
O presidente da Junta de Freguesia da Maia, Jaime Rita, explicou que o objetivo é recuperar uma tradição que está praticamente em vias de extinção que, neste  caso, é a plantação de árvores de frutos, sendo que serão plantados porta-enxertos de macieiras e pereiras.

 

Para o efeito vão aproveitar-se espaços públicos da freguesia e algumas vinhas que estão abandonadas para a plantação de cerca de duas mil plantas.

 

Para o próximo ano, Jaime Rita disse que vão ser feitos os respetivos enxertos e, “dentro de três anos, contamos obter  resultados satisfatórios”.

 

Nesta fase inicial, a plantação dos porta-enxertos será feita por pessoal afeto à junta local e por alguns voluntários que pretendem aderir ao projeto, contando com o apoio técnico da Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

 

Oprojeto tem igualmente uma função pedagógica, porque, na ótica do presidente da Junta de Freguesia da Maia, “os jovens de hoje, na sua maioria, não reconhecem no terreno de onde vêm, por exemplo, as maçãs”.