Espaços culturais do centro da Praia da Vitória registam um aumento de visitas na ordem dos 60%
16 de jan. de 2019, 20:00
— Susete Rodrigues/AO Online
Os valores apurados
incluem os seguintes espaços: Igreja Matriz (11.757 em 2017; 16.818
em 2018) e Misericórdia (4.139 - aberta ao público em abril de
2018); Casa Vitorino Nemésio (2.383 em 2017; 1.964 em 2018); e os
Paços do Concelho (191 em 2017; 846 no ano de 2018).
O incremento turístico
verificado ao nível dos visitantes na Praia da Vitória está
relacionado com o aumento do número de passageiros e tripulantes dos
cruzeiros que marcaram presença no porto local. O ano de 2018
registou 41.064 pessoas provenientes de 21 cruzeiros que atracaram na
Praia da Vitória,.
No que diz respeito ao
número de hóspedes, e considerando os dados do Serviço Regional de
Estatística dos Açores para a ilha Terceira, no período de janeiro
a novembro, verifica-se uma evolução de 119.963 em 2017, para
131.683 em 2018, registando-se um incremento de 1%.
Relativamente às
dormidas, 329.116 pessoas estiveram na ilha Terceira em 2017 e no ano
de 2018 houve uma evolução para 361 973, o que determina um aumento
de 10%.
Segundo o vereador com o
pelouro do Turismo, Tiago Ormonde, citado em nota de imprensa, "o
aumento do número de visitantes na cidade, concretamente nos espaços
culturais que integram a história da Praia da Vitória, indica que
estamos num bom caminho na promoção e valorização das
potencialidades locais. Edifícios como a Igreja Matriz, a Casa
Vitorino Nemésio, assim como a Igreja da Misericórdia e os Paços
do Concelho enriquecem quem nos visita. A história da Praia da
Vitória assenta nas tradições de um povo capaz de vencer as
batalhas, de reviver memórias e de sentir a açorianidade".
"Apesar do aumento
verificado, só possível através de uma união de esforços entre
diversas entidades locais e regionais, em prol da dinamização da
cultura local, existe todo um trabalho que tem de continuar a ser
reforçado na cidade e também no concelho, nomeadamente ao nível da
diversificação da oferta cultural, assim como do incentivo ao
investimento local", referiu.
"A nossa aposta no
Turismo de Natureza associada à riqueza cultural e histórica são
mais-valias fulcrais à promoção da Praia da Vitória e da ilha
Terceira. O impacto socioeconómico vigente assenta, naturalmente,
também na vinda de turistas a esta cidade com uma identidade muito
própria", frisou o vereador.