Autor: Ana Carvalho Melo
A construção desta ermida é o realizar de um sonho de criança de Leonardo Pacheco, um pauense que emigrou para o Canadá há 25 anos.
“Sempre tive muita fé, o que me levou a querer fazer algo pelos pescadores”, conta, explicando que esta devoção vem já do seu avô que também era muito devoto de São Pedro Gonçalves Telmo, padroeiro dos pescadores.
Esta ermida familiar, propriedade de Leonardo Pacheco, situada na Canada do Cinzeiro, foi edificada de raiz , tendo uma área de construção de 51,15 m2.
“Juntei os fundos durante 25 anos e construi esta Ermida do zero com a ajuda da câmara municipal”, afirmou, salientando que este local de culto é dedicado aos pescadores da Caloura.
Este templo exibe fragmentos do barroco dos séculos XVI e XVII e na sua fachada predominam os negros e cinzentos, comuns nas Igrejas açorianas.
Sobre a construção desta ermida que demorou mais de dois anos, Leonardo Pacheco afirma que se tratou de um período com algumas desafios mas “muito especial”, porque durante todo este período teve “uma mãozinha de Lá de Cima a ajudar”.
A Ermida está recheada de detalhes singulares, sendo um dos mais importantes o relicário de São Pedro Gonçalves Telmo, que veio de Tui, em Espanha, onde estão os restos mortais deste santo.
Também os vitrais que iluminam este templo têm uma história associada uma vez que foram ofertas fruto de promessa ou devoção. Por exemplo, o vitral que representa Jesus no Monte das Oliveiras foi doado por um senhor em agradecimento de uma graça recebida por um membro da família que teve cancro.
Também a pintura no teto desta ermida está repleta de significado, pois o dia da inauguração do templo (16 de julho) coincidiu com o dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo que está representada juntamente com São Pedro nessa composição.
No altar principal está uma imagem de São Pedro Gonçalves Telmo ladeada pelo beato o papa João Paulo II.
Em homenagem aos amigos Margarida e António Jácome Correia que o apoiaram na decisão de partir para o Canadá, existe também uma imagem de Nossa Senhora das Dores, pois foi no dia dedicado a esta santa que partiu para uma nova vida.