s
Entidades públicas descerraram placa de homenagem ao acidente no Pico Redondo

A Câmara Municipal do Nordeste e a Junta de Freguesia da Algarvia descerraram uma placa de homenagem, ao acidente aéreo de 1949, no Pico Redondo, que vitimou 48 pessoas.


Autor: Nuno Martins Neves

A placa, localizada na envolvente à igreja da Algarvia, preste memória aos tripulantes e passageiros que seguiam a bordo do avião Constellation F-BAZN, da Air France, na madrugada de 27 para 28 outubro de 1949, com os nomes das 48 vítimas.

Em nota de imprensa, a junta de freguesia da Achadinha, presidida por António Dutra, refere que a placa agora descerrada presta homenagem “ também, todos aqueles que tudo fizeram para recolher os destroços do avião e os restos mortais das 48 pessoas”.

O ato simbólico, que ocorre quando se passam 75 anos daquele acidente aéreo, contou com a presença do pároco da freguesia, Jason Gouveia, tendo suscitado o interesse de cerca de 40 pessoas.

De acordo com autarca António Dutra, a iniciativa foi sugerida por Adélio Amaro, escritor que ontem lançou uma obra sobre o acidente aéreo do Constellation F-BAZN.