Energia motiva 24 queixas de consumidores por dia à Deco
5 de nov. de 2020, 10:39
— Lusa/AO Online
O
número de reclamações, este ano, relacionados com gastos dos
consumidores para iluminar, cozinhar e aquecer as habitações, aumentou
face às 7.392 queixas registadas pela Deco entre janeiro e outubro do
ano passado.Carolina Gouveia, coordenadora
deste gabinete da Deco, adiantou à Lusa que os gabinetes vão funcionar
no continente e no arquipélago da Madeira, e que nos Açores a associação
pretende promover parcerias. A responsável explicou que gabinetes
semelhantes já existem em outros oito países europeus.Financiado
por fundos europeus, do programa H2020, o Gabinete de Aconselhamento de
Energia – GAE, hoje inaugurado pela Deco, pretende prestar
aconselhamento personalizado e detalhado aos consumidores sobre energia,
tendo em vista combater a pobreza energética, como dificuldades em
aquecer as casas devido a dificuldades financeiras ou outras situações
de falta de capacidade de assegurar os níveis mais básicos de energia.A
equipa do GAE, que recebeu formação específica na área, pretende
informar e ajudar a melhorar a eficiência energética, gerindo os seus
consumos, ajudando a compreender o funcionamento do mercado de energia e
a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética."Apoios
como a tarifa social, acesso a incentivos financeiros do Fundo
Ambiental, mudança de comercializador ou de tarifa são recomendações que
podem ser dadas" pelo gabinete, explicou Carolina Gouveia, adiantando
que também podem ser propostas aos consumidores medidas de baixo custo,
como calafetar janelas ou mudar lâmpadas, e de elevado custo, como
candidatar-se a apoios para colocar janelas novas ou escolher um
frigorífico de baixo consumo energético.