Empresários da ilha Terceira criticam atrasos nos navios de carga
A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reivindicou esta quinta-feira a intervenção do Governo Regional dos Açores na operação marítima de carga, alegando que os atrasos dos navios têm provocado prejuízos aos empresários da ilha Terceira.

Autor: Lusa/AO Online

 

"Houve atrasos nas datas previstas para chegadas ao Porto da Praia da Vitória nos navios Ponta do Sol, Furnas e Monte da Guia na semana de 22 a 26 junho, época das festas Sanjoaninas, provocando grandes constrangimentos nos abastecimentos previstos pelas empresas", salientaram os empresários, num comunicado de imprensa.

Segundo a associação empresarial, os atrasos nos navios de contentores mantêm-se no mês de julho, já que o navio Corvo "deveria ter atracado no dia 14 e chegou apenas no dia 16".

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo defendeu, por isso, a intervenção da entidade reguladora e do Governo Regional, para que a situação se altere, "de modo a que o tecido empresarial possa planear a sua atividade de modo exato e rigoroso".

"Serão novamente as empresas locais a assumir as perdas causadas pela má operação e os terceirenses prejudicados. Não podemos continuar a assistir de forma impávida a estas alterações e problemas constantes", frisaram os empresários.

Além dos atrasos nos itinerários, a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo salientou que a única grua em funcionamento no porto da Praia da Vitória está "avariada há cerca de um mês", o que pode colocar em risco o desembarque de contentores esta semana.

"Numa época tão importante de abastecimento de mercadorias para os agentes económicos locais, é injustificável que se verifiquem estes atrasos e constantes adiamentos nos itinerários previstos", realçaram os empresários.