Autor: LUSA/AO Online
“Cada vez mais o
consumidor tem outros mecanismos para analisar o destino. Antigamente,
era muito por via de operadores, portanto, facilitava o processo de
promoção de um destino. A realidade alterou-se significativamente e
qualquer pessoa, quando está a escolher o seu destino de viagem, vai à
internet e tenta perceber o que aquele destino tem para oferecer”,
adiantou, em declarações à Lusa, Sandro Paim, presidente da Câmara de
Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH). A
página “Explore Terceira”, promovida pela associação empresarial, em
parceria com a Associação Regional de Turismo (ART), com cofinanciamento
de fundos europeus, permite não só descobrir as várias atividades
disponíveis na ilha, mas também traçar um plano de viagem e efetuar
reservas. Além
de informações sobre alojamento, transportes e restauração, a plataforma
'online' tem ainda uma lista do que “ver e fazer” na ilha, com
sugestões de experiências na natureza, património cultural e natural,
festividades e tradições, gastronomia e vinhos, e saúde e bem-estar. Numa
época em que o turista cada vez mais compra a passagem individualmente e
faz o planeamento da viagem sem recorrer a agências, os empresários da
Terceira, a segunda ilha com mais população do arquipélago, quiseram
destacar a sua oferta na internet. “Este
portal vai reunir toda a oferta e diferencia-se daquilo que é a
promoção de outras ilhas, porque este é o primeiro a nível regional”,
salientou Sandro Paim. E
porquê a Terceira – começa por questionar a página mal se começa a
navegar – porque é uma ilha “acolhedora, acessível, segura, de clima
ameno, cheia de lendas, tradições e grandes desafios a serem superados”. O
“Explore Terceira” destaca a biodiversidade da ilha e o património
cultural, lembrando que a zona central da cidade de Angra do Heroísmo
está incluída na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO
desde 1983, mas também a hospitalidade das pessoas e a diversidade da
oferta turística. “São
muitas as aventuras que a ilha pode proporcionar ao turista: observação
de baleias, mergulhos nas águas do Atlântico, passeios a pé ou de
bicicleta por florestas encantadas e lagoas localizadas em caldeiras de
vulcões, momentos de pesca desportiva, viagens em canoa pelo litoral da
ilha, passeios de balão, golfe e muitas outras atividades para todos os
gostos e idades”, pode ler-se no sítio da internet. Para
o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, o projeto vem
demonstrar a diversidade da oferta turística da ilha Terceira e
comprovar que vale a pena prolongar o tempo de estadia. “Muitas
vezes nós ouvíamos, há alguns anos atrás e ainda recentemente: mas vou
ficar mais do que dois dias na Terceira, o que é que tem para fazer? O
que posso dizer é que se forem ao Explore Terceira em sete dias, em 10
dias, não conseguem fazer tudo o que está lá e tudo tem grande
qualidade”, frisou. Por
enquanto, a página está traduzida em inglês e alemão, mas no futuro
deverá incluir outras línguas como o espanhol, o francês e o italiano. A
plataforma será promovida nas redes sociais e na página da companhia
aérea de baixo custo Ryanair, que tem ligações diretas de Lisboa e Porto
para a ilha Terceira. O
número de dormidas na hotelaria tradicional, rural e local na Terceira
aumentou 20,8%, em 2017, mas Sandro Paim acredita que o setor ainda tem
margem de crescimento, embora admita que a procura terá de estabilizar
no futuro. “A
nossa expectativa para 2017 foi largamente ultrapassada. Acreditávamos
que seria superior aos dois dígitos, mas não superior aos 10, 11%.
Acredito que se conseguirmos um crescimento na casa dos 10% este ano
será um bom crescimento”, frisou.