Empresa contra desperdício alimentar apoiou no primeiro semestre 775 mil famílias
20 de jul. de 2024, 11:30
— Lusa
Os
números da ‘startup’ hoje divulgados indicam um crescimento de 8% nas
instituições de solidariedade social e de 15% na venda de cabazes
através da aplicação contra o desperdício.A
empresa, de origem francesa e que tem como objetivo combater o
desperdício alimentar e não alimentar, diz ter registado nos primeiros
seis meses do ano cerca de cinco mil toneladas de alimentos salvos, o
que representa o dobro do valor conseguido em relação ao mesmo período
do ano passado.Ainda de acordo com os
dados, no primeiro semestre registaram-se mais de 15 milhões e euros em
doações, um aumento, diz a ‘startup’, de cerca de 3,2 milhões de euros
face aos dados do mesmo período de 2023.“Em
ordenados, este valor traduz-se em 20 mil ordenados mínimos em
Portugal”, lê-se o barómetro da Phenix, que indica ainda ter havido uma
poupança de 35 mil toneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a
2.370 viagens de avião entre Lisboa e Paris. “Apesar
do abrandamento da inflação em todo o mundo, continuamos a verificar
que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes
anti-desperdício”, disse Carlos Hipólito, responsável pela Phenix
Portugal, citado num comunicado de balanço.A
empresa registou, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 8%
nas doações e um crescimento de 15% na venda de cabazes na aplicação,
acrescentou.A aplicação, que permite a
compra de excedentes em bom estado para consumo a preços mais baixos,
registou mais oito mil cabazes no 1º. semestre deste ano, quando
comparado com o período homólogo. No
total, foram adquiridos 51.300 cabazes no 1.º semestre, quando no 1.º
semestre de 2023 tinham sido adquiridos 43.870 cabazes a preços mais
acessíveis. Carlos Hipólito disse que,
apesar de a empresa sentir que o apoio que consegue dar é maior e mais
abrangente, os dados mostram que “há ainda muitas famílias e
instituições de solidariedade social” a precisar de apoio.A
empresa é parceira de mais de 3.000 associações beneficiárias e tem o
apoio de várias empresas, que fazem doações que são depois distribuídas
pelas associações, que as fazem chegar às famílias. Além
de fazer a ligação entre o mercado e as instituições, a Phenix tem uma
aplicação anti-desperdício (cabazes de excedentes) e forma os
profissionais das lojas, da distribuição e da indústria em melhor gestão
de excedentes. A ‘startup’ está em
Portugal desde 2016. Foi criada em França em 2014 e tem como objetivo
combater o desperdício, alimentar ou não. Está presente também em
Espanha, além de Portugal e França. Os
dados estatísticos indicam que cada português desperdiça por ano 184
quilos de alimentos, sendo Portugal o quarto país da União Europeia que
mais desperdiça.No mundo desperdiça-se um terço dos alimentos que são produzidos.