Empresa açoriana pode vencer concurso internacional (vídeo)
O protótipo Ziphius, um robô aquático, é o primeiro projeto da Azorean, uma spin-off da empresa Ydreams

Autor: Nuno Martins Neves

Ziphius, ready to play anywhere!!! from Ziphius on Vimeo.

Ziphius é o nome científico dado a um género de baleias. Talvez por essa razão e por estar baseada nos Açores, terra banhada por mares intimamente ligados a este gigante mamífero, a empresa Azorean – Aquatic Tecnologies decidiu nomear o seu primeiro projeto de Ziphius. Robô foi escolhido por um dos mais importantes sites internacionais de tecnologia como um dos dez mais interessantes projetos.


Mas o que é o Ziphius? Trata-se de um pequeno robô aquático comandado através de um smartphone ou um tablet, que possui uma câmara embutida que captura imagens subaquáticas.


Este é o primeiro projeto da Azorean, uma spin-off da Ydreams, que começou a trabalhar em julho de 2012, um ano depois da assinatura do protocolo entre a empresa-mãe e a já extinta Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), em julho de 2011.


“É o nosso primeiro protótipo, depois de uma período de investigação no seio da empresa-mãe”, explica Edmundo Nobre, um dos colaboradores da Azorean.


O protótipo enquadra-se na perspetiva da empresa em criar uma robótica de baixo custo, especializada e com uma menor logística associada.


Como diz Edmundo Nobre, “quando se pensa em robótica aquática, pensa-se num investimento pesado, como o submarino português utilizado para mapear a plataforma continental. Nós queremos outra perspetiva, dentro do nosso plano geral, que é a exploração subaquática”.


Com o Ziphius, a Azorean pretende criar um “gadget”, isto é, uma ferramenta tecnológica e acessível, adiantando Edmundo Nobre um valor na ordem dos 150 a 250 euros. “Pretendemos que o Ziphius alcance um âmbito mundial”, acrescenta.


Quanto a datas para o lançamento do Ziphius, a Azorean ainda não arrisca nenhuma data em específico, planeando, contudo, colocar o robô no mercado ainda este ano.