s
Emergence Açores decorre em setembro para “aproximar as pessoas da ciência”

A secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores, Susete Amaro, destacou que a segunda edição do Emergence Açores, que irá decorrer em setembro em São Miguel, pretende “aproximar as pessoas da ciência”.


Autor: Lusa/AO online


“É isso mesmo que se pretende: desmistificar de certa forma conceitos que são complexos e um pouco áridos para as pessoas. É isso que se pretende, aliando também a transição digital, os meios digitais aqui neste evento e tentando aproximar as pessoas a ciência”, declarou Susete Amaro aos jornalistas.

A secretária regional falava hoje no Centro de Artes Contemporâneas – Arquipélago, na Ribeira Grande, a propósito da apresentação pública da segunda edição do Emergence Açores, que irá decorrer de 20 a 24 de setembro.

Susete Amaro reforçou que o objetivo do evento é aliar a “criatividade, a cultura e a ciência” para “desmistificar os conceitos” científicos.

“Este evento é precisamente para promover a ciência e a cultura e de certa forma começarmos a fazer uma retoma da nossa atividade. Este foi um evento que foi cancelado em 2020, realizou-se em 2019. Agora é a segunda edição e estamos muito confiantes de que vamos conseguir realizar em setembro”, apontou.

Considerando que a ciência nos Açores “está bem e recomenda-se”, Susete Amaro assinalou, contudo, a intenção de aumentar a investigação ao nível do mar e do espaço.

“Queremos cada vez mais fazer investigação nas áreas do mar, do espaço, que são áreas em que o Governo Regional tem apostado. Nós obviamente queremos fazer cada vez mais investigação e cada vez mais conhecimento, para que esse conhecimento depois possa ser aplicado às empresas”, afirmou.

O Emergence é um festival de divulgação de ciência que, além de São Miguel, decorre no Porto e em Lisboa.

A vogal do conselho diretivo do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores, Gisela Nascimento, avançou que está prevista a participação de 20 pessoas das diferentes áreas científica no evento.

“Serão 20 participantes, que irão inscrever-se no ‘website’ do Emergence e serão selecionados para participar nesta edição. Ao todo serão cinco grupos, sendo que cada grupo terá um investigador, um criativo, um programador, um comunicador de ciência, e serão liderados por um mentor”, afirmou.

Segundo a representante, a inspiração do Emergence é muito clara: “É transmitir um conceito complexo científico para um público em geral, um público leigo em ciência, de forma criativa e inovadora”.

As candidaturas para o evento estão abertas até 05 de setembro, sendo que em 25 de setembro todos os projetos finais serão expostos ao público no Centro de Artes Contemporâneas – Arquipélago.