Embate e avaria param navios da Atlânticoline
A operação interilhas da Atlânticoline com os seus dois principais navios esteve hoje parada devido a uma avaria num motor do Express Santorini desde ontem, a que se juntou já hoje um embate do Hellenic Wind com um objeto submerso não identificado, que se estima ser um cachalote.

Autor: Rui Jorge Cabral


Cerca de 300 passageiros ficaram afetados por esta situação, com destaque para um grupo de motards que iam para uma concentração no Faial. Em comunicado, a Atlânticoline informa que o navio rápido Hellenic Wind danificou o seu sistema de estabilização após o embate, que ocorreu enquanto fazia a ligação entre a Praia da Vitória e a Graciosa.

Uma situação que vai obrigar à reprogramação de toda a operação interilhas da Atlânticoline para os próximos dias, que será feita agora apenas com o Express Santorini, que ainda durante o dia de amanhã já deverá estar novamente apto a navegar.

A recuperação dos danos no Hellenic Wind será mais lenta, tendo o navio de ir para o continente, para ser reparado o mais rapidamente possível em doca seca, não se sabendo ainda quando voltará a estar apto a navegar nos Açores.

Em declarações à RTP-Açores, o presidente da Atlânticoline, João Ponte, disse que a empresa irá assumir as responsabilidades de reencaminhamento através de voos da SATA e de alojamento em unidades hoteleiras dos passageiros afetados por viagens que já tinham tido o seu início.

João Ponte lembrou também que os atuais navios não têm equipamentos para detetar objetos submersos, uma situação que só no fretamento do próximo ano poderá ser avaliada.