Educação deve ser personalizada e não baseada em "manuais de instruções"
Dia da Criança
1 de jun. de 2011, 10:41
— Lusa/AO online
A Esfera dos Livros tem vários títulos dentro da colecção de psicologia e da colecção de guias e manuais dirigidos aos educadores, “todos eles, em diferentes áreas, pretendem ser guias ou instrumentos de ajuda para pais”, disse fonte da editora, a propósito do Dia Mundial da Criança, que se assinala hoje.
As editoras que integram o grupo Leya publicaram desde 2007 “perto de 50 livros dentro deste género”, disse à agência Lusa fonte da direcção de comunicação, adiantando que estes livros vendem bem e continuadamente.
A Esfera dos Livros deu a mesma informação, esclarecendo que esta procura se justifica por os referidos livros serem “ferramentas úteis para consulta e leitura dos pais e educadores”.
O presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) e o director do Departamento da Criança e da Família do Hospital de Santa Maria consideram, contudo, que estes livros não devem nunca servir como manuais de instruções, embora alguns possam ser um bom complemento para ajudar os pais.
“Cada filho é único e irrepetível e a educação deve ser uma preocupação dos pais, pelo que todas as ajudas são bem-vindas, mas devem ser os pais, em diálogo um com o outro e tendo em conta a criança específica, a decidir o que fazer, porque educar é um exercício personalizado”, disse Fernando Ribeiro e Castro, da APFN.