Eleições FPF
É possível regulamentar diminuição de estrangeiros
Fernando Gomes, candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), admitiu, em entrevista à agência Lusa, que poderá criar regulamentos para diminuir o número de estrangeiros nas equipas portuguesas.

Autor: Lusa/Aonline

“É possível essa regulamentação, compaginando sempre dois interesses: por um lado, o alargamento da prática aos jogadores portugueses, mas, por outro, salvaguardar a capacidade competitiva das equipas que participam nas competições europeias, que é fundamental para a afirmação do futebol português”, referiu.

O atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional aposta num “reforço claro na formação e na valorização do jogador português”, que “passa claramente pela alteração dos quadros competitivos para dar espaço de competição aos jogadores jovens, nomeadamente, entre a faixa etária dos 19 aos 23 anos”.

“Redução do número de estrangeiros nos diversos escalões, para abrir um maior leque de oportunidades para que o jogador português possa ter uma participação mais ativa e fomentando a prática do futebol, alargando a base da pirâmide, que é fundamental, para que através da quantidade, possamos ter uma maior qualidade”, afirmou.

Integrada na sua lista, com um cargo de direção, está Mónica Jorge, atual selecionadora de futebol feminino, e Fernando Gomes garante que “não vai haver sobreposição de cargos”, pelo que, se for eleito, “terá de ser encontrada uma alternativa para a seleção nacional feminina”.

“A Mónica Jorge é uma profunda conhecedora do futebol feminino e acreditamos plenamente que ela será capaz de desenvolver um plano de desenvolvimento do futebol feminino, que leve o número atual de praticantes a crescer de forma sustentada e muito rápida”, frisou.

Fernando Gomes anunciou ainda “uma aposta muito forte no futsal”, com a presença de Pedro Dias na sua lista, com o objetivo de “tornar o futsal na modalidade de pavilhão mais praticada em Portugal”, adiando uma decisão sobre a continuidade de Jorge Braz como selecionador.

As eleições na FPF, nas quais Fernando Gomes concorre contra Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela, estão marcadas para 10 de dezembro.