s
Durão Barroso felicita novo Chefe de Estado sérvio
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, enviou uma mensagem de felicitações ao vencedor das eleições presidenciais de domingo na Sérvia, Boris Tadic, resultado que considerou uma "vitória para a democracia e os valores europeus".

Autor: Lusa / AO online
"Gostaria de o felicitar calorosamente pela sua reeleição como Presidente da Sérvia. Ontem vimos uma vitória para a democracia na Sérvia e para os valores europeus que partilhamos", lê-se no texto hoje divulgado em Bruxelas.
A vitória do candidato pró-europeu, destacou ainda José Manuel Durão Barroso, "acontece num momento crítico para a Sérvia e os Balcãs Ocidentais", sublinhando estar "confiante que a Sérvia continuará a desempenhar um papel construtivo ao enfrentar os desafios actuais e ao assegurar a estabilidade na região".
Durão Barroso adiantou estar ansioso por assinar o acordo de cooperação política entre a União Europeia (UE) e a Sérvia, proposto no último conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, na semana passada.
As presidenciais sérvias tiveram como pano de fundo a iminente independência da província do Kosovo, considerada pela Sérvia como berço da sua cultura, onde uma missão da UE deverá substituir a actual missão da ONU para acompanhar o processo.
Os dois candidatos à presidência rejeitaram a independência da província e, face à impossibilidade de a contrariar, apesar do apoio da Rússia, Tadic defendeu a integração europeia como a única opção válida para o futuro da Sérvia, ao contrário do seu adversário Tomislav Nikolic, que preferia uma parceria estratégica com a Rússia.