Dia dos Namorados contribui para comércio e restauração

14 de fev. de 2013, 09:28 — Luís Pedro Silva/Joana Melo

As ofertas para este dia vão desde um objeto simbólico, como um porta-chaves, um pergaminho com uma mensagem, diplomas, os tradicionais peluches, flores e   vestuário, até objetos em ouro e prata.     Renato Moniz, da loja Rosa Nicole Decorações, refere que o que vende mais são as flores naturais, no próprio dia, principalmente “os ramos com três rosas vermelhas que simbolizam ‘amo-te’”.   Segundo o comerciante as vendas têm sido “muito fracas, há procura, mas as pessoas nem sempre compram porque um miminho de dez euros, por exemplo, já dá para outra coisa”, confessa. Para Renato Moniz “a esperança é a última a morrer” e acredita que no dia vai “vender alguma coisa, apesar de ter plena consciência de que não vai ser como nos anos anteriores”.   Salienta ainda que este ano há a desvantagem de o Dia dos Namorados ser muito próximo do Carnaval, sendo que “os açorianos dão muito valor ao Carnaval e frequentam os bailes de gala, onde gastam muito dinheiro”, afirma.     Já  Ana Medeiros, das lojas Mondo Bambino e Só Festa, refere que esta é uma data em que os namorados sempre compram algo e, portanto, aposta neste dia. A comerciante refere que apesar da crise tem   vendido “um pouco de tudo” e tem esperança de que nos últimos dias as vendas aumentem.   Há também quem opte por oferecer vestuário e lingerie. Teresa Neves, da loja Sayonara, não foge à regra afirmando que “é nos últimos dias que os namorados mais procuram as ofertas”, e acrescenta que o que vende mais para este dia são de facto as lingeries.    Já no caso do ouro e da prata, Miguel Correia, da Ourivesaria Rubi, afirma que na maioria dos casos, os namorados  procuram para este dia “peças pequenas  com preços mais em conta, como é o caso das alianças que se vendiam muito em ouro e agora vendem-se mais em prata”, salienta. Quando instado acerca das vendas, o comerciante afirmou que tem tido alguma procura, mas espera que “as vendas aumentem”.    Para além destas ofertas, há ainda quem não prescinda de um jantar a sós para celebrar o Dia dos Namorados. No restaurante “O Mariñeiro”, as mesas costumam encher neste dia que é  “especial” para os namorados,  afirma Vicente Quiroga. Segundo o proprietário, este ano já tem 60 por cento das mesas reservadas.  Já no restaurante Nacional, em Ponta Delgada, Carlos Medeiros revela já ter algumas reservas, mas ligeiramente menos do que o ano transato. “Isto está muito mau”, salientou.    Já na cidade da Lagoa, o Núcleo de Empresários da Lagoa - NELAG - vai promover um sorteio no Dia dos Namorados que irá envolver a participação dos restaurantes sócios desta instituição.   A iniciativa surge como forma de promover o setor da restauração no concelho lagoense, bem como contribuir para “atenuar os efeitos da crise económica que se fazem sentir de forma particular neste setor”, refere nota de imprensa.   Os casais que escolherem os restaurantes da Lagoa para almoçar ou jantar habilitam-se a uma viagem até ao Algarve durante quatro dias, com alojamento incluído, sendo o segundo prémio um fim de semana no Caloura Hotel Resort em regime de meia pensão, e o terceiro um voucher no valor de 50 euros para um jantar nos restaurantes sócios do NELAG.    Adriram a este sorteio a Casa de Pasto “O Rabaça”, a Casa do Pasto o José do Rego, a Traineira, o Borda D’ Agua, o Montemira, os Paladares da Quinta, a Cervejaria Melo Abreu no Porto dos Carneiros, o Alambique, o restaurante o Carlos, o Ondas do Mar, o Snack Bar Benfica e, por fim, a Central de Petiscos.