s
Gripe das Aves
Detectado foco de gripe das aves na região ucraniana da Crimeia
As autoridades sanitárias ucranianas detectaram um foco de gripe das aves na região da Crimeia (sul), anunciou hoje, sexta-feira, o centro de imprensa do Ministério para as Situações de Emergência ucraniano.

Autor: Lusa / AO Online
As análises, realizadas quinta-feira pelo Instituto de Diagnóstico Veterinário e Sanitário da Ucrânia, confirmaram a presença do vírus H5N1, potencialmente mortal para o Homem, em frangos mortos num aviário na aldeia de Rovnoe (norte da Crimeia), acrescentou.

"Num aviário da aldeia Rovnoe (na parte norte da Crimeia) morreram 153 aves entre terça e quinta-feira", de acordo com o centro de imprensa.

O aviário afectado tem cerca de 25 mil frangos.

"A direcção do Ministério para Situações de Emergência da Ucrânia está no local e organizou um posto sanitário temporário", acrescentou o centro de imprensa.

O Conselho de Ministros da região autónoma da Crimeia está reunido, em sessão extraordinária, para decidir um pacote de medidas para travar este foco de gripe das aves.

A presença do vírus H5N1 na Crimeia foi confirmada pela primeira vez em Dezembro de 2005, no nordeste da península, perto de um local de migração de aves selvagens.

A gripe das aves, que não causou qualquer vítima humana na Ucrânia, já matou mais de 200 pessoas em todo o mundo desde 2003.