Despiste no Pico nas mãos do Conselho de Disciplina da FPAK
15 de out. de 2018, 09:18
— Nuno Martins Neves/AO Online
O
Colégio de Comissários do VII Pico Play/AutoAçoreana Rali aplicou uma
multa pecuniária de 3 mil euros à Play/AutoAçoreana Racing, na sequência
do despiste do Citröen DS3 R5 de Bernardo Sousa e Valter Cardoso e
consequente impacto no decorrer do rali.No entanto, os “árbitros” do
sexto rali do Campeonato dos Açores d eRalis consideraram que será o
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Automobilismo e
Karting (FPAK) a decidir se o incidente que está a marcar o final do
Regional terá mais consequências para a equipa do piloto madeirense.Tudo
aconteceu ao quilómetro 3 da segunda passagem pela classificativa
Cabeço Chão/Alto Barreiro, com o R5 de Bernardo Sousa a embater
violentamente nos muros de pedras, projetando pedregulhos para o meio do
troço. Pedras essas que viriam a causar o despiste de Luís Rego Jr.,
que tinha partido dois minutos antes e não foi avisado do sucedido com o
piloto madeirense.Numa declaração publicada ontem (domingo) na sua página
oficial no Facebook, Luís Rego Jr. descreve que a zona do despiste era
muito rápida e com visibilidade nula, tendo embatido na pedra com o seu
Ford Fiesta R5 a 160 km/h. “Nestas condições foi impossível evitar o
embate na pedra que se encontrava na trajetória em virtude da saída do
Bernardo”, refere.O piloto da Team Além Mar diz assim que: “Após o
embate, notámos que Bernardo Sousa e Valter Cardoso se encontravam fora
da sua viatura e a cerca de 50 metros de distância, no sentido do troço e
não tiveram qualquer ação de aviso, como mandam os regulamentos, no
sentido de evitar o nosso acidente. Pela nossa parte, fizemos o que é
correto. Eu fui mandar parar os irmãos Rodrigues e o Jorge foi para
junto do Bernardo para acionar os meios de socorro”.Luís Rego Jr.
diz não compreender o porquê de não terem sido avisados, “atendendo à
elevada experiência do Bernardo e do Valter”, interrogando-se se não
teria havido tempo para que fossem tomadas as ações exigidas. Nestes
casos, os regulamentos preveem que os pilotos terão de mostrar o sinal
OK ou SOS às três viaturas de prova seguintes.O piloto de São Miguel
termina colocando em causa a sua participação na sétima e derradeira
prova do Regional de ralis, o Lotus Rallye, agendado para 9 e 10 de
novembro, atendendo aos danos do seu Ford Fiesta R5.Da parte da
Play/AutoAçoreana Racing, o diretor de equipa Gonçalo Mota lamentou o
despiste do seu piloto, que causou ferimentos a Bernardo Sousa. “Temos a
lamentar o facto de termos prejudicado os nossos adversários, que
acabaram por bater na sequência do nosso acidente e portanto foi um
duplo prejuízo, não só para nós, como para os nossos adversários.
Poderia ter sido mais grave, mas conseguiram evitar o choque com o nosso
carro, porém também sofreram danos muito graves na sua viatura”.De
acordo com o que apurou o Açoriano Oriental, Bernardo Sousa terá ficado
magoado nas costelas, mazelas que deverão demorar cerca de um mês a
curar, pelo que também a sua participação está em risco.