Trabalho
Desemprego afecta pela primeira vez mais homens que mulheres
Os dados estatísticos divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) referentes ao mês de Junho revelam que, pela primeira vez, há mais homens do que mulheres sem emprego nos Açores.

Autor: Lusa / AO online
Os dados indicam que, em Junho, havia 5702 desempregados no arquipélago, dos quais 3220 homens e 2482 mulheres.

Rui Bettencourt, director regional do Trabalho, salientou que, “pela primeira vez na história dos Açores”, existem mais homens do que mulheres desempregados, situação que “contraria a tendência das estatísticas nacionais e europeias”.

Para este responsável, a inversão na tendência do desemprego entre homens e mulheres deve-se, em grande parte, a três factores fundamentais que, conjugados, fizeram alterar os dados estatísticos no arquipélago de forma substancial.

“Por um lado, a crise nos Açores afectou mais empregos masculinos do que femininos”, afirmou Rui Bettencourt, acrescentando que a diminuição do desemprego entre as mulheres resulta de dois programas financiados pelo governo regional, um destinado a substituir temporariamente mulheres em licença de maternidade e outro de apoio à formação profissional para desempregadas.

Estes dois programas, segundo o director regional do Trabalho, devem abranger actualmente cerca de um milhar de mulheres nas ilhas dos Açores.