Deco recebeu mais de 26 mil pedidos de famílias endividadas até final de outubro
31 de out. de 2017, 08:42
— Lusa/AO Online
Contudo, dos
pedidos apresentados, apenas 2.001 processos estão a ser acompanhados
pela Deco, tendo em conta que em muitos casos a associação já não ia a
tempo de intervir, até por motivos legais, explicou à Lusa fonte
oficial.Os 2.001 processos abertos este ano em que a Deco é
mediadora representam mais 16 do que aqueles a que a associação deu
acompanhamento até finais de outubro de 2016.Quanto às causas que
levaram as famílias a pedir ajuda à Deco em 2017, o desemprego
manteve-se como a principal, tendo sido referido em 30% dos casos.Já
a deterioração das condições de trabalho levou a 23,4% dos pedidos,
seguindo-se as execuções/penhoras, divórcio/separação e
doenças/incapacidade, com 10% cada. Quanto às habilitações
académicas, a maioria das famílias que pede ajuda têm o ensino
secundário (36%) ou o 3.º ciclo (22%), representando o ensino superior
18%. Já as famílias com 1.º ciclo são 15% e com 2.º ciclo são 10%. A taxa de esforço média dos consumidores que pediram ajuda à Deco era de 70,8%, acima dos 67% de 2016, divulgou hoje a Deco.