Deco promove literacia digital em escolas do país até ao fim do ano letivo

15 de dez. de 2020, 11:43 — Lusa/AO Online

Em comunicado, a associação de defesa do consumidor adianta que a “Net Viva e Segura”, uma parceria com o Google, visa promover a literacia digital e ajudar os jovens dos 13 aos 18 anos a aceder à internet em segurança.O projeto que já arrancou no início do mês na Madeira vai passar até ao final do ano letivo por várias escolas de todos os distritos de Portugal continental e pela Região Autónoma dos Açores com atividades para toda a comunidade educativa.A "Net Viva e Segura" realizará mais de 20 roadshows, um em cada distrito de Portugal, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.De acordo com a Deco, os jovens devem ter uma participação mais ativa, informada e esclarecida no mundo digital. “Como utilizadores da internet precisam de estar preparados para enfrentar questões fundamentais que fazem parte da sua realidade virtual e vida social, nomeadamente segurança, privacidade e respeito na sua presença na internet”, refere a Deco.Os roadshows vão realizar-se “sempre num formato dinâmico, interativo e divertido, e agora ‘on-line’ com a participação de especialistas para informar, debater e refletir sobre segurança, privacidade e respeito na internet”, segundo a associação.A iniciativa da Deco inclui também o Sitestar.pt, dirigido a todas as escolas bem como a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal e para promover o desenvolvimento de competências digitais ao incentivar equipas de jovens a apresentar propostas de 'sites', oferecendo a todas que o façam um domínio. pt para construir o seu site com validade para um ano.Nesta iniciativa podem participar jovens entre os 13 e os 18 anos, organizados em dois escalões etários (dos 13 aos 15 e dos 15 aos 18 anos), podendo a inscrição ser feita até à próxima sexta-feira. A lista de selecionados, a quem serão oferecidas as ferramentas (voucher 3 em 1) para construção do ‘site’, será divulgada a 12 de janeiro. As equipas têm até 30 de março de 2021 para construir e apresentar os seus ‘sites’.Esta iniciativa já na sua 8.ª edição já envolveu mais de 4.802 alunos que fizeram mais de 400 ‘sites’.