Da’Talhada é a nova marca de economia social da Lagoa
4 de nov. de 2021, 10:59
— Ana Carvalho Melo
O Centro Social e Cultural da Atalhada inaugurou esta
semana a pastelaria Sabores Da’Talhada, uma iniciativa que visa
contribuir para o crescimento de uma economia social “mais forte e
coesa” no concelho da Lagoa e permitir a criação de emprego. Neste
espaço localizado na zona das Alminhas, na freguesia de N. Sra. do
Rosário, no lugar da Atalhada, são vendidos os produtos fabricados pela
valência de pastelaria do Centro Social e Cultural da Atalhada.De
acordo com o presidente do Centro Social e Cultural da Atalhada, Nuno
Martins, este projeto já estava previsto abrir em 2020, tendo o Centro
Social e Cultural da Atalhada decidido que devido à pandemia a sua
inauguração deveria ser adiada. “Agora, mais do que nunca, faz
sentido abrir este espaço porque o mesmo, para além da venda direta
daquilo que são os nossos produtos que existem há mais de 20 anos, visa
um projeto maior que é o de economia social e solidária, que pretende,
em última instância, a criação de emprego social”, afirmou.Juntamente
com a inauguração do espaço foi apresentada a marca Da’Talhada, criada
pelo Centro Social e Cultural da Atalhada com o objetivo de agregar os
diferentes produtos produzidos por esta instituição. “Criamos uma
marca alicerçada na história da Atalhada que permita gozar de alguma
vantagem junto dos turistas que nos visitam”, revelou, explicando que a
ideia consiste na criação “uma marca específica de economia social e
solidária para vender estes produtos assim como outros que produzimos
nas nossas valências e noutras que em breve queremos criar, de forma a
termos uma oferta diferenciada quer a quem nos visita como para os
locais”.Nuno Martins frisou ainda a importância da economia social face ao grande impacto da pandemia nas famílias.“Há
uma necessidade, que não se verifica apenas na Lagoa, nem apenas nos
Açores, de dinamizar este tipo de atividades no sentido de gerar mais
emprego e emprego mais sustentável e com uma vertente socializante”,
defendeu.Nesse sentido, revelou que a estratégia do Centro Social e
Cultural da Atalhada passa por “aplicar o lucro criado por estas
valências na criação de emprego social”. “Nesta pastelaria a pessoa
responsável pela produção dos produtos é um desses empregos sociais, mas
pretendemos criar mais emprego que permita às faixas sociais mais
desfavorecidas e com menos acesso ao mercado de trabalho ter uma
alternativa”, destacou.Nuno Martins revelou ainda que tem sido
realizado um trabalho com as escolas locais “na formação de alguns
jovens numa vertente mais prática, para que possam aprender uma
profissão e até vir a trabalhar connosco no futuro”. Presente na
cerimónia de inauguração deste novo espaço comercial, a presidente da
Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, salientou que “todos os
propósitos e objetivos do Centro Social e Cultural da Atalhada são
nobres e prosseguem os interesses de todas as entidades convidadas para a
cerimónia”, desejando os maiores sucessos tanto para a pastelaria, como
para os seus colaboradores.“O novo espaço será mais um fator de atração para os lagoenses e para quem visita o concelho de Lagoa”, realçou.