D. João Lavrador admite surpresa com a nomeação

D. João Lavrador, até agora Bispo de Angra, diz que ficou surpreendido com a nomeação para Bispo da Diocese de Viana do Castelo.



Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Numa nota publicada no sítio da Igreja Açores, D. João Lavrador refere a sua “surpresa perante esta nova missão”, que diz assumir “com a mesma alegria, disponibilidade, entusiasmo e espírito de serviço de sempre”.


A mensagem deixa um conjunto de saudações, começando pelo atual administrador diocesano, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, de quem D. João Lavrador espera uma “mão amiga” para a vida pastoral da diocese.


O texto dirige-se aos membros do clero e institutos de Vida Consagrada,seminaristas, leigos e secretariados diocesanos, Santas Casas da Misericórdia, IPSS, grupos, movimentos e associações da Igreja Católica, além das comunidades cristãs ecuménicas e de outras confissões religiosas.


A nota deixa uma mensagem de “gratidão” a todos os diocesanos de Angra, que D. João Lavrador serviu desde 2015.


O novo Bispo de Viana recorda ainda as várias autoridades da sociedade civil, os profissionais da comunicação social e da cultura.


“No respeito pela autonomia de cada instituição, aceitem o meu propósito de colaboração e de diálogo”, escreve.


D. João Lavrador, diz ainda que quer “aprender com todos para me sentir integrado na riqueza cultural, na profunda fé vivida e partilhada, numa sociedade mais justa e fraterna e, na alegria do Evangelho, projetarmos em conjunto um futuro de esperança”.


“Reconheço que estou a ser enviado para uma diocese muito jovem, mas com muitas capacidades e com uma estrutura social e religiosa muito sólida”, indica D. João Lavrador.


O Bispo eleito de Viana do Castelo, de 65 anos, nasceu a 18 de fevereiro de 1956 em Mira, Diocese de Coimbra, ao serviço da qual foi ordenado padre, em 1981; o Papa Emérito Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar do Porto, a 7 de maio de 2008, e a 29 de junho do mesmo ano recebeu a ordenação episcopal, em Coimbra.


A 29 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou-o bispo coadjutor de Angra, tendo tomado posse da diocese açoriana a 15 de março do ano seguinte, como sucessor de D. António Sousa Braga.