Autor: Rafael Dutra
A Cooperativa União Agrícola, organizou na passada semana, de 14 a 17 de abril, a 17.ª edição do Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para Concursos, nomeadamente de bovinos Holstein-Frísia, no Parque de Leilões, em Santana, concelho da Ribeira Grande, que reuniu 60 participantes.
De acordo com nota de imprensa, esta formação permitiu aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, de lavagem, tosquia, alimentação e desfile em pista dos animais, com vista a melhorar os resultados e a apresentação dos seus bovinos nos concursos pecuários da raça.
A Cooperativa União Agrícola realça que continua a apostar nesta formação, pois afirma existir “sempre uma forte adesão” de crianças e jovens, quer sejam filhos de agricultores, quer sejam participantes que nada têm a ver com o setor.
Neste sentido, a cooperativa sublinha que este evento é “uma excelente forma de incentivar e incutir a atividade agropecuária nos mais jovens, desenvolver experiências de enriquecimento pessoal através do contacto com animais, de interação pessoal com os colegas, fortalecendo os valores de partilha, entreajuda e amizade ao longo dos dias que decorre a formação, para além de uma valorização e respeito pelo setor e seus profissionais”.
A edição de este ano contou com a inscrição de 60 participantes com idades compreendidas entre os 4 e os 42 anos, sendo que para além dos participantes locais, estiveram também presentes participantes da ilha Terceira.
Os jovens com idade até aos 12 anos aprenderam a lavar, alimentar e desfilar as vitelas com que irão participar no XVII Concurso Juvenil Micaelense de Raça Holstein Frísia 2025, que se realizará no dia 26 de junho de 2025.
Segundo a cooperativa, o formador desta edição foi Pedro Campos Silva que tem “um vasto currículo como formador em escolas de preparadores e manejadores por todo o país”, e uma “vasta experiência na preparação e apresentação de animais tendo já preparado e apresentado animais em concursos nacionais e internacionais”.