Criada equipa para monitorizar e acompanhar educação especial nos Açores
20 de nov. de 2017, 17:12
— Lusa/AO online
Segundo
o despacho, à equipa compete garantir o suporte à Direção Regional da
Educação, em cuja dependência fica, e proceder à caracterização da
população escolar com necessidades educativas especiais, incluindo o
ciclo que frequenta, a condição de saúde ou as respostas existentes.Por
outro lado, este grupo, de sete pessoas, tem de “realizar um
diagnóstico rigoroso do desempenho escolar no âmbito da educação
especial/educação inclusiva” nas áreas pedagógica, dos recursos humanos e
dos recursos materiais.Neste
último, por exemplo, está incluído o levantamento das acessibilidades
arquitetónicas ao nível das instalações e dos equipamentos educativos e
das necessidades.À
agência Lusa, o secretário regional da Educação e Cultura dos Açores,
Avelino Meneses, adiantou que no atual ano letivo beneficiam de medidas
do regime educativo especial 4.391 alunos, num total de cerca de 38 mil
inscritos.Avelino
Meneses explicou que “à luz dos princípios da democratização da
educação e da igualdade de oportunidades”, tem sido feito um esforço
quotidiano para que “todas as crianças e jovens independentemente das
suas origens, da sua condição e das suas características, possam
aprender juntos e com qualidade na escola pública” de cada uma das
comunidades.“Para
tanto não enjeitamos esforços na adequação do processo educativo aos
requisitos daqueles que evidenciam deficiências ou necessidades
educativas especiais, agindo sempre na adaptação dos currículos, na
organização das escolas e na reinvenção das estratégicas pedagógicas”,
referiu o governante, esclarecendo que a equipa agora criada decorre do
trabalho realizado nos últimos anos.Numa
primeira fase, profissionais da Direção Regional da Educação visitaram
todas as escolas e procederam “a uma primeira análise das práticas no
âmbito da educação inclusiva”, seguindo-se, entre julho de 2015 e
fevereiro último, formação para docentes e técnicos afetos à educação
especial, para órgãos de gestão e elementos que integram as equipas de
intervenção precoce.Esta formação, no âmbito do Prosucesso, programa regional de promoção do sucesso escolar, abrangeu cerca de 550 pessoas.“Na
sequência de tudo isto, agora, julgou-se útil a constituição de uma
equipa que acompanhasse mais de perto as respostas educativas a
desenvolver no âmbito da adequação do processo educativo às necessidades
educativas especiais dos alunos” naquelas áreas, esclareceu.Segundo
o governante, com esta equipa pretende-se um “estudo de modalidades de
diagnóstico precoce na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, a
caracterização da população ativa com necessidades educativas especiais e
a monitorização da aplicação quadro legal em vigor”, para a
identificação dos “ajustamentos que se considerarem necessários e a
definição de políticas integradas” com outros setores.O despacho tem efeitos desde 06 de novembro último e é válido para o atual ano letivo, podendo ser renovado.