Turismo
Crescimento do turismo representa "estabilização" do sector
O secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, considerou esta terça-feira que os Açores estão a viver em 2010 um “ano de estabilização” no sector do turismo, apresentando um crescimento de 2,6 por cento depois das quebras sucessivas iniciadas em 2007.

Autor: Lusa/AO online
“O turismo dos Açores vive um ano de estabilização. É esse o significado que atribuímos ao crescimento de 2,6 por cento, depois de uma quebra que se iniciou em 2007 e se agravou em 2009”, afirmou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

O secretário regional da Economia recordou que o turismo no arquipélago “é marcado por uma sazonalidade muito vincada”, mas defendeu que “isso não pode significar um baixar de braços”.

“É importante que tenhamos essa consciência e é por isso que temos campanhas nos EUA, Canadá, Alemanha e no mercado nórdico para salientar a oportunidade do turismo nos Açores na época baixa, onde podemos ter argumentos a apresentar”, salientou.

Vasco Cordeiro rejeitou uma “postura de toca e foge” na abordagem dos mercados turísticos, frisando que “não se pode investir dois ou três anos num mercado e depois partir para outro”.